TL;DR – Consultorias são empresas que possuem expertise em diversas áreas profissionais e por isso cobram um premium pelos seus serviços. Em muitos casos a contratação de uma consultoria é indispensável, porém esta newsletter apresenta estratégias para complementar eventuais contratações e até internalizar certas atividades com mão de obra acessível.
Empresas de consultoria atuam em áreas como estratégia financeira, marketing, vendas, tributária, gestão de programas de saúde, entre muitas outras. E hoje em dia, todas investem muito na aquisição de talentos com conhecimentos tecnológicos em programação e cibersegurança para servir seus clientes.
Consultores são especialistas que trabalham com um certo assunto todo dia e em várias empresas, assim tendo visibilidade de como o mercado opera, o que costuma funcionar e o que já deu errado. Qualquer empresa de médio e grande porte pode beneficiar-se de um trabalho de consultoria não somente por caráter regulatório, mas também para aprimorar os seus processos internos. Ou seja, a contratação de consultorias são fundamentais para o amadurecimento de uma empresa – tanto operacional como estratégico. Adicionalmente, o olhar externo de um consultor traz uma perspectiva independente, ou imparcial, que foca nos fatos e não é impactada pelos vieses de uma empresa.
Porém, como há de se imaginar consultorias não costumam sair barato pelo fato de resolverem problemas em alta demanda. Ainda mais quando o assunto é tecnologia. Por último, existem diferentes empresas de consultorias com reputações distintas, o que também impacta seus honorários. Quanto melhor e mais respeitada a reputação em todas ou certas áreas, o valor dos honorários tende a ser mais alto.
A tabela abaixo segue uma estimativa com base em consultas públicas para 2 tipos de serviços comuns nessa área:
- Assessment de Segurança + Pentest: aprenda mais sobre o que isso é no post Assessment de Segurança vs. Pentest
- Implementação ou Desenvolvimento: A criação, programação, ou até instalação de soluções de softwares empresariais.
Como evitar gastar demais com consultorias?
Observem que a contratação de uma consultoria pode custar mais do que o salário de um profissional muito experiente e talvez até mais do que um time de profissionais juniores. Por isso é importante considerar a capacidade de, internamente, endereçar assuntos de tecnologia rotineira como desenvolvimento e teste de software, ou análises de cibersegurança como varreduras do ambiente e atualizações de software. Tal previsibilidade do custo operacional pode ajudar uma empresa na eterna busca por mais eficiência.
Mas agora, o desafio é que hoje não se encontra facilmente essa mão de obra no mercado a baixo custo.
É justamente dessa necessidade que a Edutalent nasceu, para ajudar empresas a formarem novos jovens de tecnologia. Visite edutalent.com.br
Convidamos todos leitores a deixar a sua opinião quanto a valores nos comentários, e se for aplicável a sua empresa até a pedir propostas em empresas de consultoria.
________________________________________________________________
Fontes:
https://luz.vc/mckinsey-consultoria
hackersec